quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cristiano Ronaldo: brasileiro, português ou ambos?

A Nike está com uma nova peça publicitária sobre o provável próximo "Melhor Jogador do Mundo". A eleição da Fifa é só mês que vem, mas quase todos dão como certa a vitória do jogador português. Português?



Muito bem produzidos, os três vídeos vídeos disponíveis jogam com o estilo pessoal e de jogo do madeirense mais famoso do mundo nos relvados. O sotaque português das personagens não é dos mais carregados - até porque a campanha é canarinha -, mas os cenários e tipos estão muito bem representados.

Além deste, os outros dois vídeos jogam com a idéia de que o Ronaldo lusitano tenha iniciado a carreira no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro.



Cristiano, um autêntico português nascido na Madeira, já várias vezes manifestou ser fã do futebol brasileiro e dos nossos Ronaldos. Reúne traços de ambos - a habilidade e a espontaneidade do Gaúcho e o faro de gol e velocidade do Fenômeno -, mas ainda lhe falta a maturidade, o poder de decisão e a personalidade dos grandes jogadores da história do futebol.

O sobrenome (ou apelido), mote do segundo vídeo, embora faça com que as compareções sejam inevitáveis, é uma homenagem do pai ao 40° presidente norte-americano, Ronald Reagan.



Tanto as qualidades como os defeitos do habilidoso português realmente se assemelham às características do nosso futebol, mas a verdade é que Cristiano Ronaldo é o reflexo do a(c)tual futebol português. Sobra habilidade, futebol envolvente e bonito, mas falta - e muita - obje(c)tividade, organização em campo e marcação.

Some as últimas derrotas contra o próprio Brasil e a Dinamarca com a eliminação frente a Alemanha na última Eurocopa e temos sinais claros da fragilidade lusitana. Assim como em nossa seleção nacional, sobra talento e falta resultado.

É o futebol a nos evidenciar como nós, portugueses e brasileiros, ainda somos os mesmos - mesmo que o Atlântico nos separe.

2 comentários:

É Bom ou Não? disse...

"Cristiano é no máximo [nome de] zagueiro", Mãe de Nah?!

Muito bom, muito bom. Embora ache forçada a comparação do futebol portuga com o brasileiro, mesmo focando apenas na atualidade, somos BEM melhores. ;)

Abraço,

Lucas Sampaio disse...

Ilo, meu querido, não coloquei em pé de igualdade a qualidade de ambos os futebóis, mas sim as suas principais características.

Somos pentacampeões mundiais, com apenas um torneio não conquistado - que nos falta tanto - e muitas glórias, ao passo que Portugal não possui títulos de expressão (embora passe por um muito bom momento).

Só que temos de levar em consideração o fa(c)to de sermos 190 milhões. Os portugueses, 10. Seríamos tão vencedores se tivéssemos um país com a população da cidade de Sâo Paulo?

PS: o Ilo é blogueiro e escreve o Afinidades Eletivas (http://afinidades.blogueisso.com/). Vale a visita!