domingo, 23 de novembro de 2008

O ritmo da fotografia na terceira dimensão



1976 foi criado pela Left Channel para a música do RJD2 (My Space) do artista. A qualidade do Left Channel - um estúdio de Colombus, Ohio, que se auto-intitula "a motion + design studio comprised of multidisciplinary graphic designers" (um estúdio de design e movimento composto por designers gráficos multidisciplinares, em tradução livre) em seu blog - é impressionante. Um trabalho mais soberbo que o outro, capaz de relegar a própria música de um vídeo clipe à coadjuvante de uma experiência audiovisual única.

Todas as imagens fazem parte de um trabalho fotográfico de Havana desenvolvido pelo estúdio e a forma como "passeamos" pelas fotografias e pelos elementos que as compõem impressiona pela qualidade. A sincronização imagem/som e os cortes entre planos são dignos de serem citados, também. De acordo com os próprios criadores, "we decided not to burden the viewer with too many visuals, but instead rely on the strong compositions in each photograph to create the magnetism" (decidimos não sobrecarregar o telespectador com muitos recursos visuais, mas, sim, confiar nas fortes composições de cada fotografia para criar o magnetismo).

Apesar de se tratar de um vídeo clipe, descobri o 1976 pelo excelente Media Storm, proje(c)to patrocinado pelo Washington Post que hibridiza a fotografia com outras mídias e abre novas possibilidades de absorção da informação. Os múltiplos suportes como forma de transmitir conteúdo - nesse e nos outros vídeos disponíveis - potencializa o poder de experimentação do usuário a um novo patamar.

Nenhum comentário: