sábado, 12 de julho de 2008

Diarinho sofre censura de prefeito e Justiça

Direto do blog do César valente, meu ex-professor, jornalista e colunista do Diário do Litoral, famoso Diarinho, único jornal realmente sério e independente de Santa Catarina apesar do linguajar chulo e desbocado.

O poder tentando intimidar atrás do uso da Justiça, prática infelizmente recorrente no Brasil.

* * *

Consegui mais algumas informações sobre a tentativa de calar a boca do DIARINHO.

O prefeito de Itajaí pediu, durante a madrugada, que a justiça impedisse o DIARINHO de circular. O juiz mandou apreender o jornal na gráfica. Mas a intimação chegou tarde, quando o jornal já estava nas bancas. A outra parte da decisão judicial, que mandava tirar o site do jornal do ar, foi cumprida. Aí, como essa tentativa inicial de censura foi frustrada, o prefeito está espalhando que a justiça vai pedir a prisão da diretora do jornal “por desobediência” à decisão judicial. Mas, até agora, não apareceu nenhuma intimação ou confirmação do que Volnei Morastoni está dizendo. E, se aparecer, a defesa é tranqüila, porque todo o trânsito do jornal é controlado, com anotações precisas dos horários.

Os jornais, nas bancas, saíram como pão quente e a edição esgotou.

Nos seus 29 anos de existência o DIARINHO já passou por muitas situações parecidas. O velho Dalmo Vieira levou tiros, a sede do jornal foi metralhada, o maquinário empastelado e ele foi preso. Uma prisão única na história do Direito brasileiro, de um sujeito preso por suspeita de crime de imprensa.

E o mais curioso é que, nas colunas que o Dalmo Vieira publicava, espinafrando meio-mundo, o Volnei Morastoni sempre aparecia, quando vereador e depois como deputado, como um sujeito decente. Mas a desesperada busca por mecanismos de censura mostra, agora, que ele ou seus áulicos não sabem conviver com a verdade. Sim, porque nada do que o DIARINHO publicou era mentira. Talvez ele preferisse que não se tocasse no assunto, mas o jornal achou que devia informar seus leitores.

Em tempo: aquela informação no blog do Moacir, sobre a PF recolher os exemplares, foi dada pelo prefeito. Quem conhece Itajaí, BC e o DIARINHO, sabe que 90% da tiragem do jornal é vendida no máximo até 9h da manhã. Mesmo que houvesse uma ordem judicial para que a PF saísse de banca em banca atrás do jornal (o que eu duvido), iria encontrar pouca coisa. A propósito, o jornal vende, em média, dez mil exemplares por dia e é o líder de vendas em Itajaí e BC.


* * *

Tirado do blog De olho na Capital, do César Valente.

Um comentário:

sampaio disse...

Isso de tentar "calar os jornais"
sempre vai acontecer, mas pelo que
você contou o prefeito de Itajaí
não conseguiu à tempo...bem feito!
ele que ande na linha, senão o jornalzinho...quero dizer o Diarinho va pegar no pé...quem tem
essas manias aqui em Taubaté é o
Ortiz! várias vezes tentou prender
o Diniz do Matéria Prima e o Paulo
de Tarso do Contato Pai !!!