terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Reunião Erasmus e o jeitinho brasileiro

Esse é o prédio onde tenho aulas e onde ocorreu a reunião para estudantes Erasmus. Erasmus é como os europeus chamam seu programa integrado de intercâmbio. Com o surgimento da União Européia, foi necessário padronizar os diferentes programas existentes em cada país membro, e a solução foi o Erasmus. Nós, brasileiros, não somos. Apesar disso, toda a documentação recebida e preenchida é a padrão do programa, e não teria problema nenhum se fôssemos tratados como tal. Acontece que os portugueses são extremamente preconceituosos em relação a negros e brasileiros (pelo menos uma boa parte mau caráter), e eles fazem questão de mostrar isso.

Mesmo assim, brasileiros que não desistem nunca e caras-de-pau que somos, eu e meu parceiro carioca fomos à reunião. Na entrada era preciso dar o nome na lista completa que eles tinham, e obviamente nossos nomes não estavam lá. Conversamos e nos falaram que podíamos assistir à palestra de boas-vindas sem problema, e acabamos ganhando brindes, um chip GSM de celular daqui de Lisboa com €2,5 de crédito e uma porrada de documentos e coisas para inscrição na universidade e para facilitar a vida dos intercambistas que nós já tínhamos descobertos sozinho e perguntado para os outros.

Não prestei atenção em nada do que disseram, mas a reunião foi muito boa para conhecer pessoas de toda a Europa, 82 só na FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) - mais de 10 só daqui da moradia universitária do Lumiar e que já conhecemos e andamos sempre. Fiz a carteirinha de estudante Erasmus, que dá direito a vários descontos, por €5, e agora é começar a assistir às aulas e começar a me ambientar nessa nova e mais que bem-vinda vida.

Um comentário:

sampaio disse...

Via à luta filho e mostra pra estes Lisboetas, que nós aqui do Brasil estamos muito bem representados aí pelo futuro jornalista Lucas Sampaio... é mole ou quer mais ?