segunda-feira, 14 de abril de 2008

80% dos portugueses desconhecem a "blogosfera"

Apenas um em cada cinco portugueses sabe o que é um blogue. Entre os internautas, o número também não émuito animador: pouco mais da metade (55%) conhecem os blogues. Esses números podem parecer realmente pequenos para os acostumados com o ciberespaço, mas essa não deve ser é uma realidade muito diferente da brasileira e do resto do mundo ocidental.

Esses dados foram divulgados em uma matéria do jornal gratuito Metro de hoje, com base nos resultados do estudo "Bloguers e Blogosfera.pt". A pesquisa foi realizada com base no questionário "A Sociedade em Rede em Portugal 2006" pelo Observatório de Comunicação (OberCom), "uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objectivo central é "a produção e difusão de informação, bem como a realização de estudos e trabalhos de investigação que contribuam para o melhor conhecimento na área da comunicação", de acordo com seu próprio site.

Outro dado importante da pesquisa é que conhecer o que é a blogosfera não significa fazer parte dela. Dos cibernautas (ou internautas para nós, brasileiros) entrevistados, 23,6% navegam por este tipo de site e apenas 14% mantém um blogue próprio em um universo total de 2 mil entrevistados.

Em entrevista ao Metro, o diretor da OberCom, Gustavo Cardoso, afirma que "na Europa verificam-se resultados mais ou menos idênticos ao de Portugal". Ainda segundo o relatório, "a maioria dos bloguistas são jovens, do sexo masculino e frequentam o ensino secundário ou superior", reduzindo ainda mais o já restrito acesso à livre informação aclamado pelos blogueiros.

Pesquisas assim devem ter resultados semelhantes em todo o mundo ocidental, mas com certeza é algo a se reverter no futuro a médio prazo. A blogosfera já é uma realidade e um meio de comunicação muito poderoso para aqueles que a dominam.

Um comentário:

sampaio disse...

Quando vc. voltar de Portugal, vai me ensinar a criar um Blog, pois eu não tenho a mínima idéia de como fazer...EH EH EH... Pai !