sexta-feira, 18 de abril de 2008

Primeiras impressoes sobre Madri

Ainda sem o 'til' teclado, e com um tempo extra enquanto nao começa o café da manha.

A cidade, pelo pouco que vi, é maravilhosa. Estou bem no centro histórico de Madri, na calle de las huertas, e aqui as ruas sao estreitas e com aparencia antiga (apesar de tudo ser muito bem conservado). Os carros podem trafegar apenas em horário restrito e nao há asfalto - o que separa os pedestres (quando estes andam no local correto e nao no meio da rua) dos carros sao tocos de concreto que formam o desenho das ruas.

Apesar de ter chegado apenas 16h45 no aeroporto e 19h no hostel, já deu para conhecer os arredores. Como a Europa toda está no horário de verao, o céu só fica escuro depois das nove da noite e pude aproveitar umas duas horas andando sem rumo pelas 'calles'. Consegui fotos lindas do anoitecer na Plaza Mayor e na Puerta del Sol, dois dos principais pontos turísticos do centro histórico de Madri. Como nao trouxe o laptop comigo, as fotos só estarao na net depois de terca, quando volto à Lisboa.

O espanhol já nao sai da minha cabeça. Parece que essa língua impregna e nao há o que você possa fazer, isso porque eu mal sei falá-la. Dá para arriscar um portuñol e é muito fácil compreendê-los - muito mais fácil que os portugueses falando nossa própria língua. Espero que eu realmente possa aprender algo do espanhol escrito e falado aqui, sempre foi uma língua que quis aprender e me sentia mal por nao saber falá-la.

O aeroporto é algo a parte nesse lugar. Considerado o segundo maior da Europa e séitmo do mundo, é realmente gigante e muito bem sinalizado, com duas estaçoes de metro dentro dele. Fica em uma cidade próxima a Madri chamada Barajas, e por isso leva-se cerca de meia hora de metro só para chegar ao centro.

O metro é relativamente barato (1€) e imenso, mas nao é necessário usá-lo. De onde estou, com meia hora de caminhada é possível chegar à quase qualquer lugar. Sao 12 linhas (em Sao Paulo, por exemplo, há 3 linhas - para 11 milhoes de habitantes -, enquanto em Lisboa - 500 mil - sao apenas 4) que ligam todos os lugares possíveis e imagináveis da cidade, que pouco mais de 3 milhoes de habitantes.

O albergue que fiz a reserva é ótimo. Estou em um quarto quádruplo por 20€ a diária, o banheiro, apesar de coletivo, é limpo, a localizaçao é perfeita, há cofres grandes e individuais nos quartos e o café da manha (que começa daqui a 10 minutos) está incluso. Só os PCs que nao ajudam. Sao 3, sendo que 1 nao funciona e outro nao tem entrada USB e é extremamente lento (pelo menos, a velocidade da internet é boa).

As pessoas me pareceram muito educadas e nao tive qualquer problema até agora em conseguir informaçoes e conversar em portuñol. As mulheres sao absurdamente bonitas e charmosas, deixando as portuguesas (que me surpreederam por sua beleza, já que eu esperava bigodes e coisas piores!) sem sal nenhum.

Vou-me indo que essa cidade está à espera de ser descoberta. Bom final de semana a todos!

Um comentário:

sampaio disse...

Aí Lucas...eu sempre tive vontade de conhecer a Espanha e fazer o caminho de SanTiago de Compostella, talves um dia eu vá para a perigrinação...vai fundo filho, tire muitas fotos e...não esqueça de pegar seu visto estudantil...EH EH EH Pai !