quinta-feira, 12 de junho de 2008

Sport campeão da Copa do Brasil

Os corinthianos que acessam o blog que me perdoem, mas esta não poderia passar em branco. Sei que a felicidade dos rivais vai ser sacanear os alvinegros (e não me eximo deste direito), mas a intenção deste post é outro.

Quero parabenizar o Sport pelo título heróico. Mesmo o Corinthians estando na 2ª divisão em 2008, não é fácil um time com muito menos recursos, história e torcida conquistar a Copa do Brasil. Não é preconceito ou discriminação contra times nordestinos, mas as chances que os times do sul e sudeste têm, tanto em relação ao dinheiro quanto à visibilidade (e uma coisa está intimamente relacionada com outra), são muito maiores que os outros clubes do país.

A conquista do Sport é, na minha opinião, ainda maior que o Campeonato Brasileiro de 1987 só pelo fato de ser incontestável. O Campeonato Brasileiro é muito mais importante que a Copa do Brasil, mas o título de 2008 veio após o leão da ilha do retiro ir eliminando fase a fase todos os favoritos: Palmeiras, Internacional, Vasco e agora Corinthians.

Mas o Sport é guerreiro e venceu na base da raça. Fez o fator casa ser o diferencial e ganhou todas que disputou no caldeirão. Apesar da limitada capacidade (35 mil pessoas), a torcida apoiou incondicionalmente seu time do coração e fez a diferença: o Sport venceu todas as 6 partidas que vez em casa. Ganhou três jogos por 4 a 1, um por 3 a 1 e outros dois (contando a de hoje) por 2 a 0. Foram 19 gols (média superior a 3 por partida) pró e apenas 4 contra.

Mostrou que joga de igual para igual com qualquer outro time do Brasil. Agora, a diretoria tem que ser boa o suficiente para planejar o ano que vem, pois o Sport está na Libetadores de 2009 - o sonho de todos times brasileiros. Quanto ao resto da temporada, o Brasileiro está ainda no começo e o leão tem que aproveitar o fôlego da conquista para fazer um bom campeonato. O exemplo do Fluminense do ano passado está aí para ser seguido.

Quanto ao Corinthians, resta reerguer-se e continuar na caminhada a passos largos rumo ao título da série B. Diretoria, técnico e elenco não podem se abalar e permitir que a perda da competição afete a volta à 1ª divisão. A sina da Libertadores realmente parece pesar de uma maneira nos corinthianos que eles não sabem como lidar com este fardo - ser o único entre os 4 grandes paulistas a não ter sequer chegado a uma final do torneio.

Carlinhos Bala foi profético na quarta-feira passada. Abordado por jornalistas ao final do jogo no Morumbi, saiu-se com essa: "o Enílton fez o gol do título".

Nenhum comentário: