quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dia de Eurocopa para Portugal

Hoje é dia de emoção. Às 19h45 daqui de Lisboa Portugal enfrenta a Alemanhã por uma vaga nas "meias-finais" (ou semifinais, para os brasileiros) da Eurocopa. Não vai ser fácil, mas acredito na força de Portugal. A Alemanha não vem apresentando um bom futebol até aqui na competição, tendo ganhado com autoridade apenas o primeiro jogo, contra a Polônia (que, teoricamente, era a partida de maior rivalidade).

Mas aí surgiu a Croácia (sim, aquela mesma Croácia do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2006...) que ganhou as três partidas do grupo, desbancou a favorita Alemanha e ficou com a segunda melhor campanha da fase de grupos, atrás apenas da Holanda. Já os alemães fizeram o mais difícil: complicar o grupo mais fácil da primeira fase.

Portugal, apesar de ter perdido o terceiro jogo contra a anfitriã Suíça (em um jogo em que a arbitratagem foi, no mínimo, controversa e caseira) com o time reserva é favorita. Para mim, ao lado da Holanda, é favorita ao título. Mas mata-mata é sempre imprevisível e a Alemanha tem muita história e tradição.

Quanto às outras "equipas", a Espanha corre por fora (sempre corre e não chega à lugar algum), Croácia, Turquia e Rússia são boas surpresas, desbancando nos respectivos grupos as favoritas Alemanha, Repúplica Tcheca (no jogo mais emocionante até aqui, na minha opinião) e Suécia.

É esperar para ver e torcer por nossos patrícios, que essa impolgação lusitana tem, sem dúvida, um quê de Brasil a la Scolari. Agora eu entendo porque o Beckenbauer disse uma vez que "a Eurocopa é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina".

Esperem por fotos, muitas fotos!

Posts relacionados:
12/06/08 - Sport campeão da Copa do Brasil
03/06/08 - São Paulo é o 20º maior clube segundo IFFHS
20/05/08 - 72% dos espanhóis trocam sexo por futebol
04/05/08 - Esse futebol português...
14/04/08 - 80% dos portugueses desconhecem a "blogosfera"

Nenhum comentário: