segunda-feira, 2 de junho de 2008

Análise do Brasileirão, das semifinais da Libertadores e da final da Copa do Brasil

Os palpites que fiz há algum tempo atrás para o Campeonato Brasileiro foram válidos (leia o post aqui): o Cruzeiro lidera o campeonato e o Flamengo acaba de alcançá-lo na rodada de hoje - ambos dividem a liderança com 10 pontos cada, com a raposa na ponta pelo saldo de gols.

O Palmeiras começar a se reabilitar com a vitória mínima sobre o Atlético-PR em casa, apesar de ter sofrido para alcançar o resultado, e já chegou aos 7 pontos no campeonato. Dos 4 que apontei como favoritos ao título, apenas o Internacional tem decepcionado. Soma apenas 1 vitória e 1 empate e hoje viu seu técnico, Abel Braga, trocar novamente o clube em um período instável pelo futebol árabe.

O Cruzeiro largou na frente, mas deve tomar muito cuidado com a janela de transferências do meio do ano: já vendeu o atacante colombiano Marcelo Moreno e corre sério risco de sofrer um desmanche no meio do ano se a diretoria celeste não souber planejar. Guilherme, Wágner e cia. com certeza serão valorizados e cobiçados pelo exterior se o time mineiro continuar a apresentar bom futebol.

O Flamengo, surpreendentemente, reagiu bem à eliminação da Libertadores e à despedida do técnico Joel Santana. Caio Jr. tem dado conta da pressão de comandar o time de maior torcida do Brasil. O Palmeiras, por sua vez, tem que saber aprender a administrar melhor seus craques, pois sem um elenco coeso, a equipe pode ficar pelo meio do caminho.

Das outras equipes, ressalto o bom início de campeonato do Naútico (3° lugar após 3 vitórias), que havia apontado como candidato ao rebaixamento, e Vasco e Coritiba, duas equipes que poderão brigar por Libertadores se mantiverem uma boa consistência durante todo o campeonato.

Como destaques negativos, Santos e São Paulo que fizeram um clássico muito sem graça hoje e ainda não se recuperaram das respectivas eliminiações da Libertadores; o Botafogo, que mais uma vez mostrou que possui uma péssima parte emocional e agora não mais conta com um ótimo treinador; o Fluminense, que apesar de estar nas semifinais da Libertadores ocupa a lanterna da tabela e corre o risco de ficar muito para trás e não conseguir se recuperar (seja o Fluminense campeão da Libertadores ou não); e o Figueirense, que apesar de ocupar uma posição intermediária (11°) na tabela, tem disperdiçado chances preciosas que farão muita falta durante a competição.

Dos restantes, o Sport precisa se preocupar com o Brasileiro, mesmo sendo finalista da Copa do Brasil, para não correr o risco de frequentar a zona de rebaixamento; o Grêmio, o Vitória e os Atléticos (PR e MG) não inspiram a mínima confiança; e Goiás, Ipatinga e Portuguesa dão indícios que vão brigar o campeonato todo para não cair.

Libertadores da América
Na Libertadores, o Fluminense tem chances reais de se classificar pela primeira vez na sua história para uma final. O empate por 2 a 2 com o Boca Juniors em Buenos Aires dá ainda mais força ao tricolor carioca, mas é preciso cuidado. O jogo desta quarta promete ser uma verdadeira guerra e o Boca é o time sul-americano que mais sabe jogar a Libertadores, tendo revertido resultados adversos mesmo jogando fora de casa.

Aposto no Fluminense pela consistente campanha que vem fazendo durante todo o campeonato, com 5 vitórias e apenas 1 gol sofrido em casa e 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas jogando como visitante. O Boca é perigosíssimo, mas o Fluminense tem um excelente time, um ótimo elenco e um treinador que me agrada muito. Renato Gaúcho está se tornando um grande técnico. Tem estrela e é vencedor, assim como quando era jogador.

Na outra semifinal, aposto na LDU. Mais por "achismo" do que por conhecimento, mas acredito na força e na tradição que a equipe equatoriana vem criando nos últimos anos na Libertadores. Mesmo assim, o América já desbancou outros favoritos (com muito mais tradição no torneio) nas fases anteriores como o Flamengo e o Santos.

Copa do Brasil
Quanto à Copa do Brasil, prefiro não dar palpite. Acho, sim, que o Corinthians é favorito. Mas Palmeiras, Inter e Vasco eram favoritos diante do Sport e todos ficaram pelo caminho. O leão da Ilha do Retiro vem fazendo surpreendente campanha e merece levar o caneco para casa, mas o Corinthians cresceu no momento certo e tem um time muito bem montado - embora ainda limitado - pelo técnico Mano Menezes.

Não há dúvidas que o Corinthians levará a Série B esse ano, mas tenho ressalvas em relação à Copa do Brasil. A torcida alvinegra vai incendiar o Morumbi, mas não sei se será o suficiente. Estádio por estádio, o Sport tem tirado maior proveito ao jogar em casa.

Ué, e a Eurocopa?
O post sobre a Eurocopa fica para outro dia, pois este já ficou grande demais e essa competição e a seleção portuguesa merecem um post a parte.

Posts relacionados:
15/05/08 - Leão da Ilha (do Retiro) engole Colorado
08/05/08 - As quartas-de-final da Copa do Brasil
08/05/08 - Como ficam as quartas-de-final da Libertadores
05/05/08 - Projeções do futebol brasileiro
05/05/08 - Palmeiras larga na frente na luta pelo Brasileirão

Nenhum comentário: