domingo, 1 de junho de 2008

Recorde de acessos de verdade

Enquanto semana passada eu comemorei dois "recordes" quase como um pai que vê com muito orgulho seu filho crescendo, hoje eu vi como aquela "conquista" foi insignificante. Para quem não leu esse post "comemorativo", eu estava feliz por ter alcançado 50 acessos únicos em um dia e por ter acomulado 133 visitantes em 7 dias e 338 no período entre 22 de abril e 21 de maio.

Achava que esses eram números expressivos. Mas aí eu cheguei do trabalho e entrei na conta do Google para fazer um post sobre como foi o casamento. Apesar de ter acordado às cinco da manhã (após ter ido dormir às três e meia) e só ter chegado em casa à uma e meia da madrugada do outro dia, o trabalho foi completamente recompensador e queria compartilhar minha satisfação pessoal.

Recebi elogios do meu chefe, fiz (na minha opinião) um ótimo trabalho, consegui me soltar mais, fazer bons retratos e vender muitas fotos (o segredo, claro, foi novamente fotografar as crianças). Enfim, seria um post para contrapor o anterior, em que eu disse que nem sempre é bom trabalhar.

Mas aí, antes de fazer este post, resolvi entrar no Google Analytics para acompanhar os acessos da sexta-feira. Foi quando quase tive um ataque cardíaco.

Enquanto a média de acessos nos últimos dias me decepcionava por estar em queda livre (21 acessos únicos na segunda-feira, 15 na terça, 14 na quarta e apenas 7 na quinta), eis que o Analytics me informa: 539 acessos únicos no dia 30 de maio de 2008.

Isso mesmo, 539. Tive um ataque de riso quando vi aquele gráfico absurdo (veja imagem abaixo). Acho que são mais acessos em 24 horas que em todos esses pouco mais de 3 meses de existência do blog.

Passado o susto, foi verificar se minha hipótese sobre tantos acessos em apenas um dia era correta. E acertei.

Como sou péssimo mentiroso, vou outra vez quebrar com uma "regra" básica do jornalismo e abrir o jogo. O número irreal de visitas foi devido a um truque que, para variar, o Ilo, do Afinidades Eletivas, me ensinou:

Entrei no Ueba, um site brasileiro muito "simples". Você manda algo que tenha feito e ou escrito, com uma breve descrição do que é. Se os administradores do site achar que o teu link é interessante, eles publicam no site. Como há muitas pessoas com muito tempo livre na internet, o Ueba, site acessado do gênero no Brasil, é visto por milhares de pessoas todos os dias.

Como um texto leve, interessante, engraçado e chamativo é meio caminho andado para seu link ser aceito pelos administradores e, como consequência, ganhar muita visibilidade, mandei o post "Cachorro sem coleira é proibido, mas o sexo tá liberado". Consequência: 476 acessos diretamente do Ueba.

E agora? Agora é esperar que quem acessou tenha se interessado pelo blog e continue a acessá-lo. Se eu ganhar 20 novos visitantes assíduos por causa dessa brincadeira já ficarei muito satisfeito.

Como diria o Victor, outro brasileiro daqui da residência, "você e suas metalinguagens, Lucas..."

Hã? Google Analytics?
Para quem não sabe o que é o Google Analytics, recomendo a leitura do post "Google Analytics: o fim dos contadores de visita".

Posts relacionados:
31/05/08 - Trabalho é bom, mas nem sempre
28/05/08 - Cachorro sem coleira é proibido, mas o sexo tá liberado
27/05/08 - Google Analytics: o fim dos contadores de visitas
26/05/08 - Posts relacionados para aumentar a audiência
23/05/08 - Recorde de acessos na última semana

Nenhum comentário: