sexta-feira, 28 de março de 2008

A crise diplomática entre Brasil e Espanha

Sei que a "notícia" já é um pouco antiga, mas descobri com um brasileiro imigrante o porquê da deportação de tantos turistas que chegaram à Espanha.

Aqui na Europa é extremamente comum brasileiros que vêm para "passar férias" e acabam nunca mais voltando, trabalhando ilegalmente para fazer um dinheiro e depois voltar (ou não) para o Brasil.

As duas rotas mais utilizadas pelos brasileiros são: 1) ir de avião para Espanha e entram em Portugal para trabalhar e 2) vir para Portugal e ir para Espanha trabalhar lá. A idéia é "enganar" as autoridades européias, já que dentro dos estados Schengen (alguns membros da União Européia, exceções feitas ao Reino Unido e Suíça, por exemplo) não se cobra passaporte ou visto. É como se fosse um único país sem fronteiras internacionais e o livre acesso aqui realmente funciona entre esses estados-membros.

Assim, fica mais fácil migrar para o país vizinho e passar a trabalhar ilegalmente. Este brasileiro que conheci veio para cá e atualmente trabalha em um restaurante durante a noite, e conseguiu o emprego, os contatos e um dinheiro para se "disfarçar" de turista porque sua mãe e seu pai já moram aqui.

É muito simples: compra-se a passagem de ida e volta (obrigatória) com um intervalo de 90 dias, que é o máximo que um turista pode ficar aqui na Europa sem visto, e não volta. A partir daí, é muito tranquilo viver ilegalmente por aqui. Não te pedem documentos nas ruas como no Brasil, por exemplo, é possível fazer o número do contribuinte (espécie de CPF de Portugal) desde que alguém que seja residente legalizado se responsabilize por você, e por aí vai. Nenhuma complicação quando se utiliza as brechas do sistema para viver.

O "X" da crise está no fato do governo português ter aberto a legalização para estrangeiros que estejam trabalhando ilegamente aqui. Só é necessário um contrato de trabalho válido para obter a residência permanente e se tornar um "cidadão" novamente. Com isso, a mãe do meu conhecido está regularizando a sua situação depois de anos, o pai está fazendo o mesmo e, em breve, será a vez dele fazer o mesmo.

Com essa medida do governo Português, é muito provável que tenha explodido o número de brasileiros que viajavam à Espanha para não voltar mais. Como era semana de eleições (que foram extremamente disputadas e o primeiro ministro José Luís Zapatero acabou não conseguindo a maioria absoluta que pleiteava), a deportação dos brasileiros acabou sendo uma medida político-eleitoreira.

Que a medida era eleitoreira eu tinha certeza. Mas que a crise diplomática tinha a participação efetiva de um terceiro país, só estando aqui para descobrir. Vivendo e aprendendo.

Um comentário:

sampaio disse...

O triste é ver que cada vez mais brasileiros, se aventuram em países
da Europa, a fim de tentar uma vida
mais digna, pois por aqui é difícil
sair das Universidades e encontrar um bom emprego...a maioria dos que se formam trabalham em outra profissão, para ter o próprio sustento...ISSO ESTÁ ERRADO...
Pai !