terça-feira, 11 de março de 2008

Enfim, aulas!

Muitos que me conhecem pode se assustar com o título, mas é verdade! Até que enfim estou tendo aulas de verdade. Digo isso porque já estamos na terceira semana letiva, e só agora os professores começaram a passar conteúdo.

O Traquina, que dá Teoria da Notícia, estava doente, internado, e não foi nas duas primeiras semanas. O Sérgio Mah, professor de Fotografia que não foi à primeira semana de aula e deu 30 minutos de aula na semana passada (tendo chegado meia hora atrasado e com 4 horas de aula, teoricamente), deu uma excelente aula hoje. Era exatamente o que eu procurava e precisava: aulas teóricas sobre Fotografia, numa forma ampla, e não apenas sobre Fotojornalismo.

Das outras três matérias, em Filmologia o professor já passou (bastante) conteúdo na semana passada e ainda por cima comprei, hoje, o livro dele sobre a disciplina e todos os conceitos teóricos do cinema. Muito didático e prático, valeu os 7,28€ empregados. Em Retórica e Argumentação, apesar do professor dizer que a matéria é fácil de passar e não exige muito, as aulas são ótimas. É um tema interessantíssimo que pretendo realmente estudar, ler e pesquisar neste semestre.

Por último, Atelier do ciberjornalismo. Sinceramente, ainda não sei o que pensar sobre essa disciplina. Achei que poderia fazê-la para, quando eu voltar, validar Jornalismo On-line em Floripa, que ainda não fiz. Mas, na primeira semana, a professora não foi. Na segunda eu não fui, mas meus dois amigos daqui da residência que foram me disseram que, apesar da disciplina "teoricamente" ser prática, as aulas não são em laboratório de informática ou ao menos em uma sala com computadores. Aí fica difícil!

E nessas e outras ocasiões que vejo como a infra-estrutura da UFSC é boa e não valorizamos o "melhor curso de Jornalismo do país". Pode parecer brincadeira, mas a impressão que tenho ao conversar com outras pessoas que fizeram intercâmbio e estudantes de outras universidades é de que temos uma das melhores faculdades de jornalismo não do Brasil, mas de todo o mundo. Reconhecer os defeitos, com certeza, mas valorizar nossa qualidade. Sempre.

2 comentários:

Unknown disse...

Legal Lucas, era isso que eu queria saber, o que vc tava fazendo. E puxa, os professores não estão muito bem em comparecimento em sala de aula, hein? Se é pra valorizar nosso curso, então mais um ponto pra nós: nossos professores comparecem à primeira semana de aula (com poucas exceções)!!

Bjos e vai fundo!

sampaio disse...

E viva o Laptop...filho já que você já sabe como são as aulas, leve o seu na aula de ciberjornalismo,... pelo que você conta da UFSC, é difícil de acreditar que aqui no Brasil está melhor do que aí na Europa ! ! !Pai