quinta-feira, 13 de março de 2008

Exemplo de péssima qualidade: Optimus

Começa pelo fato que todos os celulares da Uzo são desbloqueados (assim como os dos Correios). Se não estiver gostando do serviço, é só trocar. Você não precisa pagar pelo mal serviço prestado pela sua própria operadora. Está insatisfeito? É só mudar. Embora vivamos em um mundo que prega a economia do “livre mercado”, as outras três grandes operadoras não “se garantem” e bloqueiam os seus celulares. Não suficiente, cobram taxas absurdas (entre 75 e 100 euros, algo em torno de 200, 250 reais) para desbloqueá-los e ainda formam um tipo de "acordo" para não desbloquearem os celulares uma das outras. Uma verdadeira sacanagem com o consumidor.

A Optimus, por exemplo, vende aparelhos à 9,90€. Nada pode mais barato que isso. É só levar teu aparelho antigo que eles aceitam como parte do pagamento, descontando 10€ do valor do aparelho que quiser. Parece uma boa, mas é uma verdadeira roubada. A Optimus cobra 0,40€/minuto para telemóveis da própria Optimus e ainda mais caro para outras operadoras e telefones fixos. Dois amigos daqui da moradia, o Rená e o Ilo, compraram esse celular extremamente barato e deram os deles, antigos, de "retoma" (como eles chamam por aqui esse processo de troca). Eu, achando que não ia usar nem precisar do meu, deixei-o em Taubaté. Fiz besteira ao fazer isso, mas acabou-me sendo extremamente útil.

Ambos ainda não se arrependeram, mas não vai demorar. Já até falaram que a Optimus é muito ruim. O celular, então, horrível. Estava olhando os papéis que vêm junto com a caixa do celular do Rená e eles não dão nenhuma informação do preço das ligações, do custo de uma SMS, etc. Direitos do consumidor para quê? Só dizem que a recarga mínima é de 5€, e esta recarga vale por 12 dias (isso mesmo DOZE dias). O celular desbloqueado mais barato que eu achei foi um de 35€ sem chip, ou um de 40€ dos Correios com chip que vem com 10€ em chamadas. Eu, felizmente, não precisei comprar um. O Thiago, um cearense daqui da moradia, me emprestou um Siemens, velho, daqueles que nunca dá problema, que ele não estava usando e era desbloqueado. Não pensei duas vezes e pus nele o chip da Uzo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo contigo... Já fui optimus e também tive alguns problemas. Siemens velho? Eu curtia comprar o G600 da Samsung. Estive a experimentar no outro dia e digo-vos que nota-se os 5 Megapixeis - sem contar que visualmente o telemóvel é muito bom.
http://www.samsung.com/pt/products/mobilephone/mobilephone/sgh_g600.asp

Apesar de ser mais giro ao vivo, claro, sempre podem ter uma ideia aqui.

João T