domingo, 23 de março de 2008

A Páscoa em Portugal é diferente?

Apesar da comemoração não fazer muito sentido para mim, já que não sou católico, desejo a todos uma feliz Páscoa e muitas comemorações com suas famílias! Valorizem muito esses tipos de confraternização, pois só quando estamos privados delas é que damos o real valor que elas têm.

Aqui em Portugal a Páscoa também é muito comemorada, já que se trata de um país majoritariamente católico e extremamente conservador. As prateleiras nos supermercados ficam vazias, poucas pessoas saem às ruas durante o dia em Lisboa e os estudantes portugueses de outras regiões sempre voltam para seus lares. Na Universidade, por exemplo, as aulas estão suspensas desde segunda-feira, 17, e só serão retomadas a partir desta quinta-feira, 27. Aqui, assim como no Brasil, é lotado de feriados religiosos e fins-de-semana prolongados. Mais uma coisa que herdamos da terrinha, além da burocracia (que, diga-se de passagem, eles copiaram da França).

Uma coisa que difere radicalmente o Brasil de Portugal na Páscoa são os supermercados. Nada de ovos de Páscoa. Parece loucura para nós, brasileiros, que estamos acostumados a receber quilos de chocolates, mas, enquanto no Brasil os supermercados começam a montar suas exposições gigantes de ovos de todos os tipos, tamanhos e cores assim que acaba o Carnaval, aqui mal podemos vê-los. Uma prateleira, no máximo, e apenas nos grandes supermercados. Nada de ovos de Páscoa para deus e o mundo.

By the way, quase ninguém lembrou da data aqui na residência. Fui receber um "feliz Páscoa!" só agora há pouco, mais de nove horas da noite. Ligar para o Brasil só para dar um Feliz Páscoa, muito menos! No máximo, para a minha avó.

A foto foi gentilmente copiada do Google imagens.

Um comentário:

sampaio disse...

Mas você quando era pequenino adorava acordar e seguir a trilha dos ovinhos que o "Coelho" deixava para achar um ovão de chocolate maior, e ficava com a boca rebocada de tanto comer chocolate
...faz parte filho Feliz Pascoa !
Pai !