segunda-feira, 5 de maio de 2008

Palmeiras larga na frente na luta pelo Brasileirão

Na briga pela conquista do Campeonato Brasileiro deste ano, o Palmeiras sai claramente na frente dos demais. Pode parecer pretensiosa uma aposta dessas, ainda mais depois das goleadas de 8 a 1 do Internacional em casa e dos 5 a 0 do Cruzeiro no primeiro jogo da final, mas vou explicar meu ponto de vista.

O principal motivo da vantagem palmeirense é o foco. Enquanto todas as outras equipes favoritas ao título estão disputando outros campeonatos, ao Palmeiras resta apenas, pelo menos até o segundo semestre, apenas o Brasileiro. E isso é uma imensa vantagem.

Cruzeiro e Flamengo estão nas oitavas-de-final da Libertadores (embora a missão do Cruzeiro seja muito mais complicada diante do Boca Juniors) e o Internacional tem o Sport, algoz do Palmeiras, nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Por se tratar do caminho mais curto à Libertadores (clichê que já estou farto de ouvir, diga-se de passagem), é uma competição que não será deixada de lado pelos oito times que ainda estão na disputa.

Não citei São Paulo, Fluminense, Santos e Botafogo por achar que estas equipes correm por fora. No caso das duas primeiras, apesar de ambas contarem com bons elencos e ótimos treinadores, ainda não embalaram em 2008. Os dois últimos, apesar de técnicos que vêm conseguindo resultados expressivos nos últimos anos e elencos que mostram alguma qualidade, não têm capacidade, na minha opinião, de brigar pelo título de um campeonato tão longo quanto o Brasileiro.

O Palmeiras possui razões de sobra para largar na frente. Acaba de encerrar um jejum de títulos que incomodava a torcida e dirigentes e já durava 11 anos que, de quebra, minimiza a sonora goleada de 4 a 1 sofrida frente ao Sport. Tem um excelente técnico, que tem o grupo na mão e conseguiu formar uma grande equipe com bons e ótimos jogadores e infra-estrutura e planejamento por parte da diretoria e da parceira.

Como único fato negativo, mas muito importante, o fato do Palestra Itália muito provavelmente ser interditado após os problemas nas semi e finais do Paulista contra, respectivamente, São Paulo e Ponte Preta. Aí entra a responsabilidade da diretoria em saber negociar com a do São Paulo o aluguel do Morumbi. E os incidentes na semi-final podem pesar claramente contra o time alviverde.

Ao Flamengo, resta buscar um nome forte para substituir Joel Santana. O técnico, que tinha literalmente o grupo inteiro na mão, fará muita falta ao rubro-negro carioca. E qualquer deslize da diretoria pode ser fatal para as pretensões do time no resto da temporada.

Ao Cruzeiro, superar o temido Boca em casa com uma vitória simples e saber conciliar Libertadores e Brasileiro, além de segurar jogadores importantes da equipe como Guilherme e Marcelo Moreno.

Internacional é favorito na Copa do Brasil e tem time para disputar o nacional, mas as duas competições simultâneas podem pesar no início do Brasileirão, principalmente se chegar à final da Copa.

Depois de ganhar seu primeiro título de expressão no século XXI, o Palmeiras tem a chance de ouro de levar também o Campeonato Brasileiro e igualar os 5 títulos do São Paulo. E aumentar a rivalidade já latente entre as duas equipes.

Um comentário:

Rodrigo Faraco disse...

Boa argumentação meu caro Lucas..

Coloco Três favoritos, fechando contigo em três times - palmeiras, cruzeiro e inter

rebaixo o flamengo a categoria libertadores/sul-americana

e concordo que o palmeiras pode largar na frente por ter somente este foco - o brasileirão.

a copa do brasil acho que vai ser do inter

abração