quinta-feira, 8 de maio de 2008

As quartas-de-final da Copa do Brasil

O Internacional decepcionou. Acho que os campeões estaduais - não só Inter, mas também Flamengo e Cruzeiro - devem ter exagerado nas comemorações. Difícil encontrar outra explicação para os péssimos resultados das três equipes.

Depois de golear o Juventude por 8 a 1 na final do Gauchão, era de se esperar uma vitória convincente do colorado. Mas o Sport mostrou-se um convidado mal educado e um adversário encardido de se enfrentar nessa Copa do Brasil. Empatou em 0 a 0 com o também campeão estadual Palmeiras no Palestra e goleou em casa depois. Melhor o Inter abrir o olho, ou então terá o mesmo destino de Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras.

O Vasco fez até mais que seu papel. Embora tenha enfrentado o sem tradição Corinthians de Alagoas, 5 a 1 foi um resultado para lá de expressivo. Destaque para a volta de Leandro Amaral - que anotou o seu e deu assistência para outro - e para outra grande atuação de Edmundo, que vai liderando a equipe cruzmaltina na competição. Se continuar assim, correndo por fora e fazendo seu papel, o Vasco pode surpreender na competição.

O Corinthians, apesar de ter feito um resultado magro de 2 a 1, continua favorito. Ganhou de um adversário que sempre dá trabalho para a equipe alvi-negra e contou com boa atuação dos seus jogadores de frente, principalmente quando explorou as laterais - como nos dois gols de Herrera em cruzamentos de Dentinho e Lulinha. Passou de equipe desacreditada depois de ficar de fora das semi-finais do Paulista e da derrota por 3 a 1 para o Goiás a equipe em ascenção. Mano Menezes é um ótimo elenco e o Corinthians deve entrar forte na Segundona.

Amanhã tem Atlético-MG e Botafogo no confronto dos "derrotados". Ambos perderam a final dos respectivos estaduais contra seus maiores rivais. O Atlético busca a redenção no ano do seu centenário (embora não tenha time para isso), enquanto o Botafogo luta para se reabilitar e lutar pelo único título que realmente tem chance de ganhar esse ano. Acho que dá Botafogo, mas a máxima "tem coisas que só acontece com o Botafogo" é sempre atual.

Cravei que o Inter era favorito no domingo. Depois do resultado de hoje, fico com o pé atrás. Não mudei de opinião, mas Sport, Vasco e talvez Corinthians podem surpreender.

Nenhum comentário: