terça-feira, 27 de maio de 2008

Google Analytics: o fim dos contadores de visita

Quem já experimentou o Google Analytics, sabe do que estou falando. Depois dessa ferramenta do Google, os contadores convencionais de visita viraram brincadeira de criança.

O primeiro (e único) contador de visitas que já usei foi o Free Counter. A recomendação foi do meu amigo e professor Rodrigo Faraco, jornalista esportivo de Florianópolis que possui dois blogs: um sobre esportes (principalmente futebol) e outro sobre o vício de correr.

Gostei bastante do Free Counter no começo. Era só escolher a aparência preferida, fazer um rápido cadastro no site e inserir o código JavaScript no layout do teu blog que os page views passavam a ser contabilizados e mostrados no local onde o código foi inserido. Fácil e intuitivo.

Mas eu procurava algo mais interessante. Alguma ferramenta que me permitisse realmente saber quem acessava meu blog. Foi em mais uma conversa sobre blogs com o Ilo, do Afinidades Eletivas, que eu "descobri" o Google Analytics. É impressionante a gama de opções e a qualidade oferecida por essa ferramenta. Não à toa a piada de que "o Google vai dominar o mundo" tem se tornado cada vez mais corriqueira.

Com o Analytics, é possível saber quantos visitantes únicos acessam teu site por dia e de onde vêm esses acessos: por tráfego direto, por sites de referência ou por mecanismos de pesquisa. Há a diferenciação entre pageviews (número de vezes que as páginas do domínio são acessadaa) e acessos únicos (número de acessos por IP de cada computador) e a relação entre o número de páginas acessadas pelo total de visitantes.

Com uma interface muito intuitiva e inteligente, gráficos e estatísticas excelentes, o Analytics é essencial para "rastrear" seus leitores. É possível saber qual o tempo médio de permanência no teu site, quais as taxas percentuais de novas visitas e de rejeição (usuários que não retornam pel segunda vez) e ainda conta com um mapa mundi que informa de que países as pessoas estão acessando seu site ou blog.

Através dessa ferramenta, por exemplo, descobri que nos últimos 30 dias recebi visitas de 26 países diferentes. Não sei se a grande maioria entendeu alguma coisa do que escrevi, pois somente dois deles eram de língua portuguesa, mas pessoas conectadas de Malásia (4 visitas), Índia (4), Tailândia (3), Indonésia (2), Filipinas (2), Turquia (1), Irã (1), Romênia (1) e Quênia (também 1) - só para ficar nos mais países mais exóticos - visitaram meu blog. A lista, claro, é encabeçada por Brasil (153 visitas) e Portugal (116), mas há visitas de todos os 5 continentes.

O Analytics não fica por aí, e é possível saber, por exemplo, quais as páginas mais visitadas e os links mais clicados, além de ser possível descobrir, também, o que um visitante digitou no próprio Google para chegar ao site.

Se você digitar no Google, por exemplo, "fotógrafo de casamento sampaio", o terceiro e o quarto resultados da pesquisa serão links para o meu blog. Caso você clique em um dos dois links, no dia seguinte esta estatística constará na minha página do Analytics. Por essa ferramenta é possível saber que só ontem, por exemplo, 4 pessoas me visitaram pelo blog do Faraco e, no último mês, 3 pessoas acessaram meu blog pelo do Ilo, 18 pelo meu Orkut e 2 pelo meu Facebook.

Enfim, os exemplos são inúmeros. Só mesmo experimentando essa excelente ferramenta para conhecer todo seu potencial.

Posts relacionados:
26/05/08 - Google e o fim da privacidade pessoal na web
23/05/08 - Recorde de acessos na última semana

2 comentários:

Carla disse...

Olá. Gostaria de perguntar se o google analytics tem contador visível ou se é invisivel. É que eu procuro algo discreto. Obrigada

Anônimo disse...

Verdade mesmo tudo que você disse. Depois que li esse post eu fui ver meu AnaLytics. Cara que relatório. os contadores de visitas realmente ficaram no miseráveis.