terça-feira, 27 de maio de 2008

Pérolas do jornalismo português (Parte 1)

Mais uma nova série criada para destacar as diferenças culturais entre Brasil e Portugal. Essa seção promete, já que o jornalismo daqui está bem aquém do tupiniquim. Primeiro, um breve contexto:

A notícia escolhida é sobre um dos shows que a cantora brasileira Adriana Calcanhoto "fez" aqui em Lisboa. Fez, mas não inteiro. No dia 19 de maio, segunda-feira passada, Adriana apresentava seu show intitulado "Maré" pela primeira vez aos portugueses no Coliseu dos Recreios de Lisboa quando uma queda de energia obrigou a cantora e os músicos a interromperem o show a três músicas do fim.

Após esperar por uma solução que não veio, a cantora decidiu voltar ao palco e fazer uma versão "acústica" para mais duas músicas para os que ainda estavam presentes. Os músicos improvisaram equipamentos para não abafar a voz da cantora e foi tudo feito bem à brasileira, com platéia e cantora à beira do palco. Até aí, tudo bem.

A parte impagável é o que o(a) jornalista escreveu na matéria que foi ao ar no site do Destak (jornal gratuito mais antigo de Lisboa). O(A) jornalista, no meio da matéria, escreve:

"Talvez o inconveniente desta noite venha a ficar na memória dos que o presenciaram e passe mais tarde a ser lembrado como um episodio único, há semelhança do que sucedeu no segundo Coliseu de Marisa Monte, no começo da década de 90, quando a cantora deu um passo em falso e caiu do palco, conseguindo a proeza de nem por um segundo ter parado de cantar."

Para ler a matéria completa (e constatar esse assassinato ao jornalismo), clique aqui.

Posts relacionados:
27/05/08 - Traduzindo manchetes portuguesas (Parte 1)
15/04/08 - A arte portuguesa de não fazer sentido (Parte 3)
07/04/08 - A arte portuguesa de não fazer sentido (Parte 2)
23/03/08 - A arte portuguesa de não fazer sentido (Parte 1)

Nenhum comentário: