segunda-feira, 19 de maio de 2008

Repórter fotográfica Mariana Vasconcellos

Enquanto não posto as fotos do filme, recomendo a todos que acessam meu blogue a conhecer o site da Mariana Vasconcellos.

A Mari é uma grande fotógrafa profissional que se formou há menos de dois anos na UFSC. Seu projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi uma reportagem fotográfica sobre pessoas que nasceram e viveram toda sua vida na ilha de Florianópolis - todos com mais de 80 anos de idade - para retratar a história destas pessoas e fazer-nos refletir sobre o crescimento desproporcional da população na cidade nas últimas décadas.

O trabalho é realmente fantástico, e algumas das fotos podem ser conferidas no site. Além do TCC, há na seção projetos, trabalhos feitos em uma comunidade carente de Florianópolis (no bairro Mont Serrat, um dos mais violentos da capital catarinense); na Bahia, em Porto das Galinhas; em Paris e Israel.

Com trabalhos como freelancer (jornalista autônomo que trabalha para publicações sem um contrato de trabalho), Mariana já teve fotos publicadas na Folha de S. Paulo e frequentemente colaborou com a AFP (Associated France Press), uma das maiores agências de notícias do mundo. Uma de suas fotos, inclusive, chegou a ser escolhida como a foto do dia da versão on-line do The New York Times.

Mas o que mais pesa na Mari é a sua personalidade. Muito simpática, alegre, sempre feliz e de bem com a vida. Ama o que faz e o faz com muito talento. Com um currículo desses, dispensa qualquer apresentação. Imperdível a chance de conhecer suas fotografias.

Nenhum comentário: