sexta-feira, 30 de maio de 2008

Jorge Luis Borges: não-linear, fantástico e genial

Entre as aulas, as saídas noturnas e os aniversários (da polonesa - ou polaca, como preferem os portugueses - Magda e do brasileiro Rená) têm me sobrado algum pouquíssimo tempo para postar aqui e ler livros. Para os que lêem mais que eu (que com certeza são muitos), recomendo a leitura do argentino Jorge Luis Borges.

Estou na metade do livro Ficções e não consigo parar de lê-lo (quando tenho tempo, claro). Uma escrita muito bem construída e amarrada que não obedece ao raciocínio linear da linguagem. O uso de metáforas filosóficas e a abordagem de temas - às vezes fantásticos - não usuais nos contos são os pontos fortes desta obra. Tá certo que demora uns 2 ou 3 contos para entrar no espírito do escritor, mas quando entra, é difícil sair. Excelente.

A versão que estou lendo é um português de Portugal, mas não tenho o direito de reclamar. A língua original é sempre superior que qualquer tradução, mas não tenho o direito de reclamar de uma tradução que me custou 1,50€ (cerca de R$ 4). Quase de graça.

Em especial, recomendo a leitura do conto O jardim dos caminhos que se bifurcam, conto que dá nome à primeira parte do livro. Não encontrei-o na internet, mas achei um site da minha faculdade (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) que contém dois outros contos: Biblioteca de Babel e Pierre Menard, autor do Quixote.

Posts relacionados:
06/05/08 - Como se tornar um pseudo-cult
09/04/08 - O condicionamento humano pelo sentido da visão

Nenhum comentário: