quinta-feira, 15 de maio de 2008

São Paulo faz o dever de casa e sai na frente no confronto tricolor

O São Paulo fez o dever de casa. Fez pouco, mas o suficiente para jogar pelo empate, quarta que vem, no Maracanã. Com (mais) uma grande apresentação do "Imperador" Adriano, autor do gol e melhor jogador em campo, o tricolor paulista jogou melhor, criou várias chances, mas acabou vencendo apenas pelo placar mínimo. Pecou nas finalizações.

Melhor para o Fluminense, que se classifica com qualquer vitória jogando em casa quarta que vem. O confronto só comprovou o equilíbrio das duas equipes. Apesar de possuir um elenco mais talentoso e com um melhor time, falta ao tricolor carioca experiência. Ao São Paulo, considerado "o Boca Juniors brasileiro", sobra garra e determinação, mas falta criação. Ambas equipes se complementam, o que torna o confronto da próxima semana uma verdadeira incógnita.

O valor do time carioca está na habilidade dos meias Conca e Thiago Neves. Foram os melhores jogadores do time das Laranjeiras hoje e podem se tornar a solução para Renato Gaúcho caso joguem juntos no meio-de-campo. Renato preferiu um time menos ofensivo para poder decidir em casa e não colheu um mau resultado. Dodô e Washington passaram em branco hoje, mas podem decidir. Não a toa o Fluminense tem o melhor ataque e a melhor campanha do torneio.

O mérito paulista está na experiência e na garra apresentada nos últimos jogos da Libertadores, na volta da estabilidade defensiva (que tomou apenas 5 gols em 9 partidas no campeonato) com a volta do excelente Alex Silva e no poder de marcação que vem apresentando nas últimas partidas, principalmente quando joga com quatro volantes de origem - Zé Luís, Richarlyson, Fábio Santos e Hernanes.

O segredo da partida da semana que vem está, para o São Paulo, em saber administrar o resultado e, principalmente, a pressão de jogar fora. Fazer um gol é a melhor tática, já que obriga o Fluminense a fazer três para se classificar. Para o tricolor carioca, o segredo é trabalhar bastante a bola com seus dois meias, conseguir envolver o time paulista, encontrar espaços e ser preciso nas finalizações.

Os outros quadrifinalistas
O Boca decepcionou sua torcida. Não jogou na sua casa, a Bombonera (interditada após incidentes nas oitavas-de-final contra o Cruzeiro), e somente empatou por 2 a 2. Pecou pelos excessivos erros de finalização e foi punido com um gol no final da partida.

Mesmo assim, o Boca vai com tudo para cima do Atlas no México e acredito na classificação xeneize. Os argentinos sabem jogar a Libertadores e não podem ser menosprezados. Mesmo quando jogam fora de casa, partem para cima e buscam o resultado. Se passar, enfrenta um dos tricolores brasileiros.

O terceiro brasileiro ainda vivo na competição, o Santos, enfrenta amanhã o América, algoz do Flamengo. Sabe que não pode bobear como fez o rubro-negro carioca. Aposto que se classifica e vai lutar por uma vaga na final da competição.

Um comentário:

rafapaschoal disse...

Você está equivocado caro LC, o fluminense so classifica-se ao vencer por 2 gols, 1 leva a disputa para os penaltys.
E ontem o fluminense mostrou que não é acustumado a esse tipo de campeonato, e que mesmo com sua torcida ira sentir a pressão, com jogadores já conhecidos como "pipoqueiros", como DODÔ, Gabriel e Thiago Neves.
O Fluminense mostrou a mesma pegado do carioca deste ano, ou seja, nenhuma.
TRIcolor paulista rumo ao título!